Hebreus Católicos

Restaurar as origens judaicas da Igreja Católica


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

20% dos portugueses são de origme judaica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 20% dos portugueses são de origme judaica em Ter Abr 05, 2011 4:23 pm

Convidad


Convidado
Portugal, um dos países mais católicos da Europa, sempre afirmou as origens judaicas da sua população. Um estudo publicado pelo The New York Times revela que 20 por cento da população portuguesa têm ancestrais judeus.

Contrariamente aos restantes países do mundo, Portugal, paradoxalmente com a sua cultura marcadamente católica, sempre reivindicou as suas origens judaicas. A tradição popular portuguesa indica que as famílias com apelidos associados a flores ou vegetais são, supostamente, de origem judaica, sendo freqüente um português assumir "que tem uma costela judaica" mesmo desconhecendo as bases do judaísmo ou da história hebraica de Portugal.

Um estudo publicado pelo The New York Times revela a veracidade do credo luso. Com base em investigações no DNA das populações da Península Ibérica foi revelado que 20 por cento da população portuguesa é de origem judaica e 11 por cento de origem árabe e berbere, vulgarmente designados como mouros.

Este índice registrado é interpretado como a conseqüência das conversões forçadas da população judaica durante os séculos XIV e XV com o estabelecimento da Inquisição, enquanto a origem árabe é o resultado da ocupação da Península Ibérica no século XII.

O estudo tem como base os cromossomos Y que foi realizado por biologistas da universidade de Leicester na Inglaterra e Pompeu Fabra de Barcelona. Os investigadores concentraram-se no desenvolvimento da assinatura dos cromossomos Y nos homens sefaraditas (ramo judeu com origem na Península Ibérica) das comunidades judaicas onde as populações hebraicas migraram ou foram expulsas nos finais do século XIV.

A forte ascendência judaica dos portugueses e espanhóis é para Jonathan S. Ray, da Universidade de Georgetown, EUA, a prova que "os judeus representavam uma parte importante das populações urbanas até às grandes conversões forçadas".


Fonte: Jornal Digital (Portugal)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum